Com o intuito de proporcionar uma experiência inclusiva, de caminhada com menos desgaste físico, de curta distância à Basílica de Aparecida, e ao mesmo tempo uma experiência de turismo em meio rural, a Romaria Light é destinada a um público especial. Grupo de famílias com jovens e crianças, de mulheres, idosos e até pessoas com mobilidade reduzida leve, serão capazes de sair em sua primeira peregrinação.
Associação de Amigos das Serras da Mantiqueira e do Mar e do Vale do Paraíba (AMAVAP) e este Projeto Trip Rural, lançaram o primeiro roteiro turístico inclusivo para o Vale do Paraíba e Serras.
Inclusão no turismo, parceiros associados, grupos reduzidos, carro de apoio, peregrinação guiada, turismo alternativo em meio rural e pedido de graça, proteção e sentimento de gratidão fazem parte da essência do projeto pioneiro.
A primeira mobilização vinda da comunidade turística de Pindamonhangaba e cidades vizinhas, reunidos de forma associativa, resultou no primeiro produto turístico da AMAVAP à partir das atividades de mapeamento realizado pelo projeto associado Trip Rural.
Inspiração
"Não bastou mapear os pontos turísticos! Agora era preciso ligar estes pontos!" (Trip Rural).
Foi assim que nasceu a construção da Romaria Light num momento de necessidade não do mercado, mas sim, de todos como indivíduos. Como pai, mãe, avô, avó, filho, trabalhador e empresário, merecedores de apoio e estímulo para que a crise não os abatesse.
Lá no início da pandemia, a Trip Rural efetuou uma breve enquete à partir da rede social Facebook. Perguntou qual seria o primeiro local de visitação, que pessoas como você, procurariam após a pandemia. A casa de um familiar foi a primeira opção escolhida, seguida pela volta aos templos e igrejas, e na sequência, as academias e passeios ao ar livre.
Pensando nisso, na retomada segura da atividade, somado à necessidade de lazer e entretenimento das famílias, a AMAVAP e a Trip Rural fez nascer e retoma a Romaria Light para um momento de prece, proteção e gratidão.
Parceiros e Rota Pindamonhangaba - Roseira - Aparecida
Para isso, reunimos parceiros associados da hotelaria, gastronomia, transporte, agenciamento e guiamento no turismo para oferecer segurança, conforto e conhecimento sobre as regiões visitadas.
A primeira rota tem a cidade de Pindamonhangaba como base da hospedagem e saída para a peregrinação. Intercalado com trechos seguidos por van, a caminhada contempla paisagens das Serras da Mantiqueira, propriedades rurais, visita a templos, consumo da gastronomia local, paradas em pontos de apoio para descanso e, ao final e no ápice da peregrinação, a participação da missa celebrada na Basílica de Aparecida.
Plano São Paulo e biossegurança
- Planejamento antecipado visando as fases laranja e amarela do Plano São Paulo
- Grupos reduzidos
- Medidas de biossegurança com distanciamento social, uso de máscara, álcool em gel entre outras medidas
Projeto Trip Rural, com sede em Pindamonhangaba e a Secretaria de Turismo de Aparecida convidam para a retomada do turismo religioso no Vale do Paraíba
O apoio também do Conselho Municipal de Turismo de Pindamonhangaba ao acolher esta iniciativa, nos enche de inspiração para continuar nesta caminhada em prol da região.
Conectando os pontos! Assim se faz o turismo na Trip Rural. Quem ganha com isso? Você, turista e viajante em busca de novos ares e experiências.
Para informações consulte agências de turismo associadas
São Paulo
Tumura Turismo e Eventos: WhatsApp (11) 94116-1354 / Site www.viagenstumura.com.br
Rio de Janeiro
Agência Planeta Terra Azul: E-mail comercial@planetaterraazul.com.br / WhatsApp (21) 98856-8033
Ou através do e-mail: triprural@formulacultural.org.br / WhatsApp (11) 97240-6291
Fam Tour inscrições
Viagem de familiarização para agentes e guias de turismo
Realização e Promoção
Apoio institucional
Excelente iniciativa Midori, primeiramente parabéns pela sensibilidade na inclusão daqueles devotos que possuem mobilidade reduzida. E também para aqueles que queiram agradecer a uma graça alcançada ou até mesmo como pedido de proteção. Sucesso!
Querida Professora Mariluce,
Nós que agradecemos o prestígio da Professora e dos alunos da ETEC.
Sim, sem dúvida foi pensando neste público que tanto carece de oportunidades, atenção e dedicação.
Trabalhando no ritmo e tempo deles.
Obrigada por nos acompanhar.
Boa iniciativa!
Melhor forma de abertura para essa pandemia. Cuidar do corpo, da mente e alma junto a natureza.
Caro amigo Eduardo Marcondes.
Considerando novos valores! Tudo o que o corpo, mente e alma pedem para o bem-estar.