O programa SP Aventura da Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo lançado em 2021 visa a qualificação, certificação e promoção de destinos de natureza e aventura. Tem como objetivo fortalecer a cultura da qualidade, a gestão da segurança e competitividade das empresas do seguimento em mais de 200 municípios paulistas. De acordo com a Organização Mundial do Turismo, o turismo de eco aventura cresce no mundo com uma estimativa de que 10% dos turistas têm como demanda de viagem, um destino que envolva natureza e atividades relacionadas a ela, tendência que se tornou acentuada no pós-pandemia.
Vislumbrando esta tendência, o Governo de Estado de São Paulo destacou a importância do programa em ajustar o turismo de eco aventura nas normas de segurança e qualidade de acordo com os padrões da ABNT em sua NBR 21101 que normatiza as atividades de turismo de aventura. O programa também visa melhorar o ambiente de negócios favorecendo o desenvolvimento de forma sustentável de empreendimentos do setor.
O programa tem a parceria do SEBRAE e deu início a partir de sensibilizações regionais para mobilizar o público-alvo, de diagnósticos do segmento, ações promocionais, feiras e eventos estratégicos para a geração de negócios. Até setembro de 2022, o programa já havia beneficiado 120 empresas do estado com certificação executada pela Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA) e 900 outras já se encontravam parcialmente capacitadas.
Outro fator que potencializou o programa foi a atenção que o Estado (Brotas e Vale do Ribeira) ganhou no evento da ATTA, a Adventure Travel Trade Association. A associação trouxe dados da vertente em escala global que representa US$ 683 bilhões em negócios. Em 2013 o valor estimado era de US$ 375 bilhões. Além disso, o setor cresce cerca de 20% ao ano, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT).
Clique na imagem para aumentar
E é neste processo que a Estância Córrego da Onça está.
Contemplada pelo programa, ela delimitou a propriedade para diversas atividades como o cultivo de cafés especiais e agroecológicos, o reflorestamento e o turismo sustentável. Definiu e formatou um produto turístico com adequação ao programa e assim está no processo de certificação da “Caminhada ao Pico do Imbira”, a uma altitude de 1510 m do nível do mar. Preparada com equipamentos, processos de segurança, primeiros socorros, roteiro que inclui recepção, café da manhã, caminhada e lanche, alcançar o Pico do Imbira se tornou o mais novo atrativo de ventura em Lagoinha.
E, para validar os processos de segurança dentro do programa de certificação, a Trip Rural realizou no dia 18 de dezembro de 2023 através das Fam Trips, um dos primeiros testes de produto com guia especializado em turismo de aventura e visitante para colher depoimentos para a melhoria do serviço antes de ser oficialmente lançado como atrativo. Esta etapa, na gestão moderna de projetos é chamado de MVP - Minimum Viable Product (Produto Mínimo Viável), ou seja, significa construir a versão mais simples e enxuta de um produto, empregando o mínimo possível de recursos para entregar a principal proposta de valor da ideia. Para isso, a tarefa contou com roteiro pré-definido desde a recepção até a finalização das atividades propostas, com avaliação dos participantes em formulário próprio.
Localizada nas divisas de 4 cidades (Lagoinha, Aparecida, Guaratinguetá e Cunha), a caminhada proporciona um desafio ao condicionamento físico do visitante e ao relevo da região pra alcançar pelo menos três mirantes em que, a cada conquista, aumenta o alcance da visão.
A Estancia também conta com hospedagem e gastronomia regional.
Para agendamento contate WhatsApp (12) 99630-0968 - E-mail herygaya@gmail.com
Quer participar da segunda Fam Trip na Estancia Córrego da Onça em 20 fevereiro/2024 clique na imagem abaixo.
Novidades relacionadas:
- Fam Trip Estância Córrego da Onça, Lagoinha/SP
- 2a. Fam Trip Estancia Córrego da Onça, Turismo de Aventura
Apoio