O Programa de Regionalização do Turismo promovido pelo Ministério do Turismo vem transformando regiões e desenhando um novo mapa do turismo no país. O Brasil está deixando de vender a imagem somente do carnaval, do futebol, da Amazônia e das Cataratas do Iguaçu. Nas últimas décadas, adotou de vez as identidades regionais, resgatou sua história, seus saberes, seus povos e, com a onda da conservação ambiental vem abraçando de vez as causas ambientais.
A cidade de Pindamonhangaba, depois de gerações e gestões públicas voltadas somente ao desenvolvimento industrial, ao executar a tarefa de casa dentro do Programa de Regionalização atualizando dados através do Plano Diretor de Turismo, detectou as verdadeiras vocações do município. Além do turismo histórico onde os casarões e fazendas centenárias escreveram e perpetuaram tal identidade, a cidade se deparou com as vocações para o turismo rural e natural que se encontravam inseridos nos campos e matas da região que poucos conheciam.
Neste contexto, um dos núcleos turísticos da cidade - o Ribeirão Grande, região de montanhas e águas - pelo segundo ano consecutivo atrelou o turismo com as questões ambientais.
O Festival de Inverno do Ribeirão Grande 2018 foi idealizado pelo Eco Green Balneário Ecológico que durante 8 meses colaborou com o turismo auto sustentável da região e se mantém ativo na luta pela sustentabilidade turística e ecológica do Ribeirão. A Edição Meio Ambiente surgiu da intenção de chamar a atenção da população Pindamonhangabense, dos governantes e principalmente dos empresários envolvidos de como vislumbram ou usufruirão do Ribeirão Grande nos próximos anos.
"Será que Ribeirão Grande estará apto a banho de rio? As nascentes estarão devidamente protegidas e seguras para as futuras gerações? Enfim, há uma série de situações que merecem uma atenção aos olhos dos que amam e preservam essa região", comentam o organizadores do Festival.
Foi assim que todos os estabelecimentos participantes, decidiram em uma ação conjunta, realizar o plantio de centenas de árvores nativas da região em suas respectivas propriedades, contribuindo com a preservação de nascentes, bosqueamento das margens do Ribeirão e arborização em áreas de estacionamento.
A expectativa do Núcleo Turístico do Ribeirão Grande é que o Festival de Inverno, venha a fazer parte do calendário anual de eventos do município e, assim como o Festival da Primavera, seja uma boa oportunidade dos moradores e turistas que visitam a cidade, de conheçer a beleza exuberante da região e a micro bacia hidrográfica do Ribeirão Grande, um dos mais belos cartões postais de Pindamonhangaba.
Confira programação e atrações!
Fico orgulhoso em saber do Festival do Ribeirão Grande, local que conheci e onde marquei bons amigos nos tempos de Delegado Regional de Turismo.
Lá está a mais alta tomada d’água de usina hidrelétrica do Brasil, no Pico do Itapeva, para gerar a usina Isabel, ícone da produção eletrica na região.
Vou passar por lá para rever amigos que fizeram comigo uma oficina de turismo do SENAC.
Abraços a Nilceia e família.
Oi Paulo que saudades! Que bom vou esperar a sua visita . Lembro sempre do seu curso com os meus colaboradores.. abraços! Niuceia e Irineu.
Prezado amigo Paulo de Tarso, obrigado por navegar em nossas páginas!
Também estamos esperando boas notícias da Usina Izabel, quem sabe para o turismo.
Já retransmitimos seu recado para a colega Niucéia.
Abraços e volte sempre!