Nos Sertões de Taubaté, entrevista vira prosa!

Conhecer a ruralidade da cidade de Taubaté é uma viagem no tempo, na história, nas tradições caipiras.  Proporciona vivenciar sensações que centro urbano nenhum é capaz de proporcionar. O Turismo Rural é um Museu a Céu Aberto!

E isto foi possível no I Encontro de Turismo Rural, realizado pelo SENAR SP - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e o Sindicato Rural de Taubaté, no ultimo dia 25 de outubro de 2017.

O encontro foi o fechamento do curso de capacitação do Programa de Turismo Rural e reuniu alunos das turmas de 2016 e 2017 que recepcionaram convidados de várias cidades do Vale do Paraíba. Mogi, Guararema, Santa Branca, Jacareí, São José dos Campos, Pindamonhangaba, Roseira, Potim, Guaratinguetá, Canas, Cruzeiro, Natividade da Serra, Lagoinha, entre outras, marcaram presença no evento que contou com café da manhã, palestras, troca de experiências, almoço e visita às propriedades da região que, com o programa, adotaram a atividade, abriram suas porteiras, melhoraram o atendimento e agora lhes dão autossuficiência.

Confira o vídeo abaixo da TV Cidade Taubaté com alguns depoimentos, inclusive sobre o tema "Comunicação" onde a gente pôde contribuir com um bocadim.  E, o que era pra ser uma entrevista se transformou numa prosa que foi tudo de bão!!

Alexandre Gomes - Instrutor em Agronegócio do SENAR, fez um balanço sobre o curso e reforçou a cooperação, união e fortalecimento do grupo. Falou também sobre a valorização de talentos antes guardados dentro da família. "O turismo rural possui a vertente que é levar o reconhecimento às comunidades. Atividades que deixaram de ser corriqueiras e do dia-a-dia do campo para serem apreciadas pelas pessoas da cidade".

Fernanda Silveira Bueno - Enga. Agrônoma e produtora orgânica, fala sobre o resgate da essência do campo, valorização do empreendedor rural.  Falou sobre a inversão de valores no Brasil onde temos o alimento mais barato do mundo, e em contraposição, os celulares mais caros, carros caros e roupas caras.

Gilberto de Carvalho - Coordenador do SENAR SP, ressalta que o curso de turismo rural transforma a propriedade para a atividade aproveitando os próprios recursos que possuem em mãos para trazer renda para as famílias. Comenta sobre as parcerias entre o SENAR, Sindicatos Rurais, Prefeitura e empreendedores da região.

Regina Midori Fukashiro - Produtora Cultural e uma das idealizadoras deste Trip Rural, comenta sobre inspiração, simplicidade do campo, das parcerias que se formaram entre os proprietários rurais com a ajuda do Projeto Sertões de Taubaté, iniciativa do senhor Silésio Tome. Fala da experiência como produtora cultural e seu envolvimento com a atividade, a necessidade de auxiliar as comunidades e, como conseguiu seu objetivo com a Trip Rural como ferramenta de comunicação e possibilitar o encontro do turista com os proprietários rurais.

Silésio Tomé - Idealizador e monitor do Projeto Sertões de Taubaté, comenta sobre a espontaneidade, naturalidade e nunca deixar de falar a língua do caipira como ele mesmo de auto-denomina. Como a história faz parte do seu trabalho, como sua dedicação no resgate das tradições lhe proporcionou aumentar a autoestima das pessoas que começaram com ele e que hoje possibilita levar renda às estas famílias.

Dona Nazareth - Encorpora "Nhá Filisbina" (sim, minha gente, ela encorpora e não duvido que a atração melhor da propriedade, seja ela mesma!) falou sobre como foi modificar toda a propriedade para receber o turista. De costume, a casa sempre estava cheia de amigos e aos poucos foi adaptando para receber os visitantes do turismo. Reformou a entrada da propriedade, o rancho e abriu o restaurante com base em suas origens. Criou a casa de pau-a-pique com objetos e utensílios antigos da própria família e atualmente vive da atividade para sustentar a família inteira.

Arlete Guedes - Empreendedora Rural, também aluna do Programa de Turismo Rural foi uma das grandes responsáveis na organização do encontro e falou de como a tradição na confecção de doces caseiros que vem de gerações na família, transformou-se no principal negócio que possibilitou abrir a propriedade. Na visita guiada, comentou que passou a vislumbrar potenciais antes despercebidos em suas terras.


Nas próximas páginas, apresentaremos em breve, as propriedades abertas ao turismo rural dos Sertões de Taubaté.

Alambique Monjolinho

Recanto dos Sonhos

Estância Mãe Maria

Sítio Santa Cruz

Fique conectado e nos acompanhe também nas redes sociais:

Pagina Facebook e o
Grupo Aberto Facebook pra você vir e interagir com a gente!

 

 

4 opiniões sobre “Nos Sertões de Taubaté, entrevista vira prosa!”

  1. Bom dia Agenda sim, serão bem vindos com um café com receitas da roça que aprendemos com minha mãe.
    Grande Abraço
    Aguardo

  2. Parabéns também fiz o curso de Turismo Rural, em São Bento do Sapucaí.
    Montamos o Museu do carro de boi, em homenagem à meu pai, sr Quim Costa, um carpinteiro que esculpia o carro de boi artesanalmente, com muitas ferramentas feitas por ele. Levava de três a cinco meses para esculpi-lo.
    Foi um homem visionário que cuidou muito da natureza, plantando árvores, recuperando as nascentes e vivendo envolvido com a comunidade, organizando mutirões para construção das casas dos carentes da irmandade dos Vicentinos!
    Ele deixou um vantajoso acervo de ferramentas, carros de boi e objetos pessoais.
    Sempre nos pedia que em sua falta montassemos o Museu para não deixar morrer essa rica história!
    Temos a página no face
    Museu do carro de boi Quim Costa.
    Foi feito a véspera de sua morte um documentário por Francisco Lacaz” Quim Costa o fazedor de carro de boi ”

    O museu fica na Estrada artesã Jandyra Silva Costa, 234
    Bairro do Quilombo
    São Bento do Sapucaí SP

    Venham conhecer!

    1. Maria Bernadete da Costa!
      Que belo testemunho e parabéns pelo Museu!
      Sem dúvida, Sr. Quim Costa era um homem visionário e sabia o que estava pedindo. Feliz foi ele por tê-la como filha e fazer valer seu desejo e quem ganhou foi o turista e a comunidade.
      Manteremos contato para uma programarmos uma visita ao munícipio e conhecermos sua propriedade e também a de seus colegas de turismo.
      Obrigada por prestigiar nossas páginas!
      Salve São Bento do Sapucaí!!!
      Equipe Trip Rural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.